Clube de .Leitura na Conceição
Data23/10/2009
Titulo: Capitães da Areia
Autor Jorge Amado
Memória do Encontro
A Conceição nos acolheu com muita prestatividade.
O enc. Aconteceu iniciando às 6:15 e concluinado às 20:30, com um jantar.
A Cíntia fez a logística. Distribuiu tarjas com nomes dos membros do grupo Capitães da Areia e fichas com a frase: Que parte do livro lhe chamou mais atenção? Para melhor direcionamento das falas. Estas foram organizadas sem atropelos.
Todos participaram com bastante empolgação.
história
Jorge Amado, quando político, pertencia a facção de Stalin. Depois de um tempo, passou a discordar de atitudes dentro da facção. Então, fês a sua opção: Desistiu da vida política partidária para assumir como escritor. Pertenceu a Academia Brasileira de Letras.
Jorge Amado, Escritor da Crônica Romântica Capitães da Areia publicada no de 1937
e a escreveu com bastante dramaticidade e lirismo, denunciando os problemas sociais e a omissão dos Poderes Públicos em resolver a situação.
Além de reclamar a liberdade de religião de uma forma discreta, pois nos anos 30 a religião católica era a única reconhecida pelo governo. Algumas pessoas confirmam essa tese simplesmente porque Jorge Amado quando eleito deputado no ano de 1946 colocou no congresso nacional a lei que permite a liberdade de religião no Brasil.
Os Problemas sociais de capitães da areia mostra desde uma “trombadinha a um corrupto”. Jorge Amando denunciou maltratos de crianças e adolescentes que vivem em reformatórios, usando personagens como a costureira Maria Ricardina e o padre José Pedro. Denunciou a criminalidade brasileira no personagem Querido de Deus e outros.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
sábado, 16 de maio de 2009
O OUTRO
COOPERANDO FUI,
DESCOBRI SORRISOS,
SORRINDO FUI,
DESCOBRI O OUTRO,
O OUTRO FOI,
O QUE FALTAVA EM MIM
Rafael Grass
DESCOBRI SORRISOS,
SORRINDO FUI,
DESCOBRI O OUTRO,
O OUTRO FOI,
O QUE FALTAVA EM MIM
Rafael Grass
Assinar:
Postagens (Atom)